quinta-feira, 19 de junho de 2008

Nosso humilde manifesto


O viajante de trem não é apressado; trocaria de bom grado algumas horas a menos num ônibus ou outras tantas no avião pela oportunidade de botar a leitura em dia; circular pelos corredores repletos de gente e histórias; trabalhar ou estudar num notebook (de papel ou microchips) para depois, inevitavelmente, cair no sono ao suave balançar do comboio.

O viajante sobre trilhos prefere abdicar do longo caminho ao aeroporto, os procedimentos de check-in e o aperto dos aviões; do sacolejar dos ônibus (encarando o onipresente assento da frente) pelo espaço e avançar macio de um bom trem. Pela oportunidade de mirar de frente uma boa companhia no vagão restaurante.

Romântico? Sim; mas este viajante não precisa mais ser um saudosista: em todo o mundo, novos trens de média e alta velocidade trazem a rapidez necessária no cotidiano, juntando-a com o tradicional prazer de deslizar sobre os trilhos. Estes novos trens nada lembram a decadência a que são insistentemente - e convenientemente - associados no Brasil. A locomotiva do futuro é econômica, veloz, sustentável e segura. Cada vez mais e em mais países.

Num país onde o trem de passageiros foi praticamente erradicado, a PIUÍ tem a pouco modesta pretensão de ser um apito que interromperá, mesmo que por um instante, a doce e longínqua lembrança da Maria-Fumaça. E, com a ajuda de todos os profissionais e amantes da ferrovia, buscará transformar, dormente por dormente, a imagem infantilizada e saudosa do trem num gigante do futuro dos deslocamentos humanos e de carga.

O bonde da história está em movimento. E faremos o que for preciso para não perdê-lo.


Rodrigo Bernardes - Editor-chefe



PIUÍ no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=57856033

Movimento dos Sem Trem: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=41547015

6 comentários:

Eugenia Mont Farfán disse...

Yo amo viajar en tren, por eso esta revista es para mí.

Mañana volveré a subirme a un vagón y durante 11 horas me dejare mecer mientras el carro de fuego se desliza sobre el camino de metal.

Felicitaciones, Rodri.

Deseo muchos kilómetros de rieles para esta revista.

Eugenia.

Unknown disse...

Opa, maravilha! Já está nos meus feeds!
Beijo!

Vitor Barbosa disse...

O link da foto da capa está errado, Rodrigo.
Ele está apontando para:
http://http//rapidshare.com/files/123482461/revista_piui_1_web.pdf.html
e deveria ser:
http://rs315.rapidshare.com/files/123482461/revista_piui_1_web.pdf

Assim que puder baixar, eu comento.

Abraço.

Cássio disse...

massa, rodrigo! boa sorte (ou bom trabalho?) com o blog!
abraço,
kaxiou

Rodrigo B. disse...

Eugenia: Gracias! Ojalá viajemos juntos de tren nuevamente! A Xinjiang? En el Tren Macho? Abrazos!

Maíra: Valeu a força, Maíra! Depois queria ouvir mais histórias dos trens Suiços; são uma prova de que vales e montanhas são um ótimo motivo para ter ferrovias, e não para evitá-las!

Vitor: Obrigado; está corrigido!

Cassio: Sorte, trabalho e muita paciência, eu diria! Obrigado!

Bruno Silva disse...

Muito bom, Rodrigo. Muito bom. ;D