quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Se o trem não vem ao passageiro...

... o jeito é ir até o trem; frase que vale para muitos países da américa latina, como pude constatar em uma viagem por Argentina, Chile, Peru e Bolívia - que também explica o grande hiato de posts recentemente. Os serviços turísticos acabam suplantando a carência do trem enquanto meio logístico de transporte de massa. Mas antes de realizar uma análise completa (país por país, sim!) da situação ferroviária latinoamericana, vale a pena conferir este prospecto do trem turístico no Brasil, publicado pelo Diário do Grande ABC:

Pantanal Express + Bonito

quinta-feira, 6 de agosto de 2009, 07:00

Turismo nos trilhos

Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC

Enquanto a gripe suína e os reflexos da crise econômica internacional fazem operadoras de turismo e algumas companhias aéreas amargarem uma queda drástica nas vendas de destinos internacionais, o sistema ferroviário avança sobre trilhos brasileiros a todo vapor. A Serra Verde Express, considerada a maior operadora de trens turísticos do País, que o diga. Em entrevista exclusiva ao Diário, o diretor comercial da empresa, Adonai Aires Filho, anunciou um pacote de novidades para o segundo semestre impulsionado pelo crescimento de 9% registrado nos primeiros seis meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2008.

"Mesmo com as chuvas que destruíram parte de Santa Catarina, tivemos um aumento grande de passageiros no passeio para Morretes (saindo de Curitiba, no Paraná). E o turismo ferroviário está crescendo como um todo. Dos 17 trens associados, todos tiveram um incremento entre 7% e 9%. Isso sem falar no Trem do Corcovado, que registrou um crescimento ainda maior devido à eleição do Cristo Redentor como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo", comemora o empresário.

Uma das novidades será oficializada no dia 26, quando a Serra Verde deverá aproveitar a viagem em comemoração ao aniversário de 100 anos da rede Hostelling International para lançar a "pedra fundamental" da construção de um albergue em Morretes.

"Vamos aproveitar a ocasião para anunciar o novo empreendimento, que deverá ser inaugurado em agosto do ano que vem. Por conta da própria ferrovia, Morretes tem registrado um aumento significativo na demanda turística e ainda há pouca estrutura para acolher os visitantes", explica Aires Filho. No ano passado, o trem paranaense transportou 140 mil passageiros.

Para o Dia dos Pais, a BWT Operadora oferece pacotes para o trecho entre Curitiba e Piraquara, em vagões de luxo, ao custo de R$ 150 por pessoa. O valor inclui coquetel, música ao vivo, passagens e um jantar no restaurante Obra Prima com chegada à estação curitibana por volta das 23h40.

E os aficionados por futebol ainda poderão festejar os 100 anos do Coritiba com uma viagem especial no dia 21 de novembro. "Os jogadores foram de trem para o primeiro jogo do clube, contra o Ponta Grossa, 100 anos atrás", explica Aires Filho.

A ideia é resgatar a memória dos torcedores através de apresentações, dentro dos vagões, que contarão a história do clube década por década. "O trem parte às 7h15 de Curitiba e chega às 13h30 a Ponta Grossa, onde será oferecido um almoço para 564 pessoas. Depois, todos assistem a uma partida contra o próprio Ponta Grossa e voltam de ônibus." O pacote também será vendido a R$ 150 pela BWT.

PANTANAL - O Trem do Pantanal - que começou a operar em maio interligando os 220 quilômetros que separam as cidades de Campo Grande, Aquidauana e Miranda, no Mato Grosso do Sul - também terá sua linha estendida até Corumbá. A expectativa é de que a segunda fase do projeto seja concluída até o fim do ano que vem.

Outros acertos estão em andamento para que a Serra Verde Express assuma a reativação das antigas linhas Angra dos Reis - Lídice, no Rio, e Viana-Marechal Floriano, no Espírito Santo, ambas como produto turístico. "Queremos definir até o fim de agosto para começar a operar já em dezembro, aproveitando a alta temporada de verão."

Os custos para manter as linhas, no entanto, não são nada modestos. Além dos R$ 177 mil que a empresa paga todos os meses ao governo federal só pela concessão do trecho operado no Paraná, a ALL (América Latina Logística) ainda embolsa 30,2% do valor de cada passagem. Mas Aires Filho garante que investir no turismo sobre trilhos ainda é um bom negócio. "O investimento para implantação de uma ferrovia é muito alto, mas compensa a longo prazo."

INFORMAÇÕES - BWT Operadora - (0xx41) 3888-3488. Site: www.bwtoperadora.com.br

2 comentários:

lelezao disse...

imagina viajar com a namorada, musica ao vivo, jantar... romântico o skema!! hehehe
abraço, primo!!!!

Rodrigo B. disse...

Deveras, não tem busão ou pássaro de ferro que o ofereça!

Abração!