quarta-feira, 14 de abril de 2010

Boas novas

Nos três anos em que acompanho os clippings e listas de notícias sobre trens, confesso nunca ter visto tantas manchetes promissoras; agora é torcer para que, nessa 6ª feira, a conversa de Lula com Hu Jintao (presidente da China) saia muito bem e os chineses ganhem pontos no páreo pela construção do TAV.

Minhas experiências no Japão e na Europa foram fantásticas, os trens excelentes; mas o expresso que me leva a Shanghai e traz de volta para Hangzhou todo fim de semana não fica devendo, é rápido, seguro, pontual e campeão em custo benefício. A dificuldade esta sendo conseguir passagens um ou dois dias antes da viagem; os 200 km vencidos em pouco mais de uma hora, à metade do preço dos ônibus (54 RMB, cerca de R$14), atraem legiões de passageiros de todas as idades e condições sociais.

Faço propaganda (sou formado nisso, veja bem) descarada e visualizo um futuro em que os falantes de chinês e português terão belos empregos no setor ferroviário; mas, seja lá que país leve o caneco do trem-bala tupiniquim, o importante é ver o Brasil acordando para o processo global de expansão ferroviária.

E não gasto mais latim, está tudo nas tais manchetes:


PAC 2 inclui estudos de 3 novas linhas de TAV


TAV chineses forçam cancelamento de vôos


Cresce número de passageiros no Eurostar


Nova ferrovia latina repercute na Argentina


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