quarta-feira, 28 de abril de 2010

Site ferroviário da semana: Logística na veia

No blog Logística na veia, a analista de logística Erika Belmonte promete destrinchar a história ferroviária brasileira e dissertar sobre fundamentos técnicos da área, como faz a respeito do sistema de cremalheira, em seu último post.


O trabalho já começa denso em vista da tradição ferroviária da família de Erika, escrita e descrita com muito orgulho; logo da pra perceber o significado do "na veia" que dá nome ao blog.



Os vídeos do primeiro post são imperdíveis!

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quarta-feira, 21 de abril de 2010

Site ferroviário da semana: Viagem nos Trilhos


A cada mês, aqui na Piuí, uma sugestão de site relacionado à ferrovia. Para começar, parabenizo a equipe do blog Viagem nos Trilhos ( http://viagemnostrilhos.blogspot.com/ ) pelo dedicado e meticuloso trabalho de divulgação e preservação da história ferroviária brasileira.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

"O futuro é ferroviário", diz fabricante de ônibus

Martins: o futuro é ferroviário

15/04/2010 - Revista Ferroviária


“Falei com meu pessoal em Caxias (do Sul), e disse a eles que precisamos pensar que a ferrovia é o transporte do futuro, e que temos que nos preparar para isso”.

A frase não é de um dirigente de fábrica de vagões, mas de José Antonio Martins, membro do Conselho de Administração da Marcopolo, a maior fábrica de ônibus do Brasil. Ele está conversando ativamente com a indústria ferroviária em busca de parcerias que permitam a sua empresa entrar no promissor mercado de cabines, poltronas e janelas para monotrilhos, trens regionais e trens de alta velocidade.

“A Marcopolo fabrica, só no Brasil ,80 ônibus por dia”, diz ele. “São 3.360 assentos, desde os simples, para ônibus urbanos, até os mais sofisticados, para ônibus rodoviários, além de perto de 1.200 janelas. Temos experiência bastante para entrar nos trens de passageiros. O ônibus continuará sempre existindo, mas o futuro é ferroviário”.

Martins é também presidente do Simefre – Sindicato Interestadual de Materiais e Equipamentos Ferroviário e Rodoviários.


Martins está conversando ativamente com a indústria
ferroviária em busca de parcerias que permitam a sua empresa
entrar no promissor mercado de trens

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Boas novas

Nos três anos em que acompanho os clippings e listas de notícias sobre trens, confesso nunca ter visto tantas manchetes promissoras; agora é torcer para que, nessa 6ª feira, a conversa de Lula com Hu Jintao (presidente da China) saia muito bem e os chineses ganhem pontos no páreo pela construção do TAV.

Minhas experiências no Japão e na Europa foram fantásticas, os trens excelentes; mas o expresso que me leva a Shanghai e traz de volta para Hangzhou todo fim de semana não fica devendo, é rápido, seguro, pontual e campeão em custo benefício. A dificuldade esta sendo conseguir passagens um ou dois dias antes da viagem; os 200 km vencidos em pouco mais de uma hora, à metade do preço dos ônibus (54 RMB, cerca de R$14), atraem legiões de passageiros de todas as idades e condições sociais.

Faço propaganda (sou formado nisso, veja bem) descarada e visualizo um futuro em que os falantes de chinês e português terão belos empregos no setor ferroviário; mas, seja lá que país leve o caneco do trem-bala tupiniquim, o importante é ver o Brasil acordando para o processo global de expansão ferroviária.

E não gasto mais latim, está tudo nas tais manchetes:


PAC 2 inclui estudos de 3 novas linhas de TAV


TAV chineses forçam cancelamento de vôos


Cresce número de passageiros no Eurostar


Nova ferrovia latina repercute na Argentina